Escolha uma Página
O consumo de energia dentro de uma empresa ou indústria pode chegar até a 85% dos custos dos ativos que a geram, dependendo do segmento. Ou seja, a energia tem um papel relevante na composição de custos de produtos e serviços. Em um cenário de tarifas cada vez mais altas, é preciso adotar algumas práticas de conscientização, reeducação e redução no consumo de energia para obter um melhor posicionamento no mercado competitivo global e economizar.

Mas antes de adotar algumas práticas e gerar mudanças internas, é necessário fazer uma análise do que é possível fazer e se isso não vai afetar a produtividade da sua equipe e dos seus equipamentos, e o mais importante, se não vai reduzir a qualidade do produto ou serviço final que é entregue ao cliente.

Algumas perguntas que você deve fazer antes de dar o primeiro passo: É possível reduzir o consumo de energia da empresa? Minha equipe está preparada para assimilar novas tecnologias/desafios e ajudar nas mudanças? Será que isso pode afetar de forma negativa a produtividade interna?

Vale ressaltar que além de economizar no bolso, você também estará conservando o meio ambiente para as novas gerações, gerando impactos positivos com a redução do uso de energia. Então, veja nossas dicas e se prepare para um futuro melhor! 

 

1 – Manutenção elétrica

Pode parecer que fazer manutenções elétricas regulares não vai lhe trazer economias. Num primeiro momento este raciocínio está correto, pelo aspecto de confiabilidade operacional,  até porque como o próprio nome sugere “mantem”, ou seja, fica como está. 

Aí vamos para outra pergunta: será que o profissional que realizará a manutenção tem todos os conhecimentos técnicos e está por dentro das últimas novidades tecnológicas do mercado? (E acreditem, são muitas).

A figura do especialista ou consultor é essencial para complementar suas necessidades e garantir a melhor performance de suas instalações.

 

2 – Evite turnos no horário de pico

O horário de pico de uso de energia elétrica no Brasil é de 3 horas, podendo variar das 17h até as 22h, dependendo da região, e é neste período que a tarifação é maior por conta da grande demanda. Então evite esses turnos de trabalho.

Já existem estudos para alteração do horário de ponta para início das 14h em função do grande consumo de ar condicionado no período da tarde. Caso isso aconteça, você está preparado?

 

3 – Aproveite a luz natural

Se for possível, em sua empresa, priorize o uso da luz e da ventilação natural do dia para melhorar o ambiente. Aproxime os locais de trabalho das janelas. Dessa forma, além de fazer bem ao seu bolso, você também faz bem aos colaboradores.

 

4 – Troque aparelhos (muito) velhos

Esse é um dos principais vilões na conta de luz. Um aparelho de tecnologia ultrapassada, consome muito mais energia que aparelhos novos. Por isso, coloque na ponta do lápis e veja se vale a pena realizar esse investimento. 

 

5 – Selo Procel

Note nos seus ou ao adquirir novos aparelhos, se eles possuem o Selo Procel de Economia de Energia, pois é ele que garante que o produto é eficiente e consome menos energia. 

A partir de agosto de 2019 só poderão ser comercializados motores IR3 (índice de rendimento). Mas já existem motores de índice de rendimento 5 (IR5).

 

6 – Maior vilão e melhor amigo: Ar-condicionado

O ar-condicionado pode ser o fator de maior consumo de energia dentro de uma empresa. Nos dias quentes ou em ambientes com pouca circulação de ar, ele é ator indispensável para dar o conforto térmico necessário para se permanecer no local. Então, como economizar? Com pequenas práticas! 

  • Mantenha em temperatura amena (24º) 
  • Mantenha o equipamento bem mantido e regulado
  • Filtros sempre limpos! 
  • Portas e janelas fechadas
  • Certifique que o aparelho possui Selo Procel 
  • Não bloqueie as saídas de ar

7- Lâmpadas econômicas

As lâmpadas de LED são as melhores opções quando o assunto é iluminação! São elas  possuem o menor consumo de energia, além de ser mais eficiente quando comparada com outros tipos de lâmpadas.

 

8 – Energia solar

Essa pode não ser uma alternativa barata e prática, mas está cada vez mais próxima da nossa realidade. Hoje, o Brasil é o 8º no ranking de país que mais utiliza energia solar. E o número de empresas que buscam investir nessa tecnologia só cresce. Como essa solução é modular, além de começar a dominar esse tipo de tecnologia na sua instalação, pode-se pensar em criar um plano de escalonamento desta aplicação.

 

9 – Desligar aparelhos (na tomada)

Essa é uma prática simples e fácil. Desligar todas as luzes e aparelhos no fim do dia pode parecer comum e rotineiro, mas lembrar de desligar alguns da tomada também faz grande diferença na conta de luz, principalmente aqueles aparelhos que ficam com uma luz vermelha quando desligados, de stand-by.

Ex.:  Na sua instalação existe a necessidade do bebedouro de água gelada ou  máquina de café ficarem ligados durante toda a noite? 

 

10 – Conscientizar colaboradores 

A última mas não menos importante dica, é conscientizar toda a equipe sobre a redução do uso de energia na empresa. De início, aplicar algumas mudanças pode não ser fácil, pois exigem quebras de vícios e de rotinas no trabalho. Mas com o treinamento e consultoria certos, é possível promover a motivação dos colaboradores. A cultura do sistema de gestão de energia (SGE) – ISO 50.001 veio para facilitar esse trabalho.  

 

E então, o que achou dessas? Conte com a Enerservice para aplicar essas e outras tantas outras práticas de forma a otimizar os seus serviços e produtividade da sua empresa.