Escolha uma Página

Economizar, evitar perdas e garantir a qualidade do produto final são fatores importantes para uma indústria. E para isso, o tratamento do ar comprimido é fundamental. 

Por que? Por que o ar nunca chega puro ao compressor. Na verdade, ele é cheio de contaminantes que podem ser agrupados em: umidade, particulados, óleo, hidrocarbonetos, vírus e bactérias. O que pode causar diversos problemas nos processos industriais. E a qualidade de ar impacta diretamente na sua eficiência energética, visto que o consumo dos compressores podem representar até 40% da sua conta de luz.

Realizar o tratamento do ar comprimido é importante e deve ser feito para garantir economia. Sabia que um furo de 3 mm de diâmetro, dependendo da condição operacional no sistema de ar comprimido, pode gerar uma despesa de aproximadamente R$ 20.000,00 no ano? 

Eficiência e qualidade do produto final 

Ar comprimido tratado devidamente garante melhor produtividade, a eficiência do sistema e a qualidade do produto. E para isso, é necessário investir na rede de distribuição. No mercado existem filtros específicos para a remoção dos diferentes tipos de contaminante em condições secas ou úmidas.

Os secadores também são atores importantes no tratamento do ar, são eles que removem a umidade do ar eliminando riscos de danificar os equipamentos que compõem o sistema de ar comprimido e até mesmo o produto final. Os tipos de secadores se diferem pela temperatura que o ar comprimido será resfriado.

Outro item de extrema importância para garantir a qualidade do ar comprimido e o sistema de compressão eficiente, é o tipo de tubulação. Com o tempo, toda a estrutura e sistema vai sofrendo desgastes, e isso, além de gerar mais contaminação no ar, provoca a perda de carga e vazamentos que podem deixar a conta de energia muito mais cara.

Tubulações de alumínio anodizado (material com maior resistência, que impede a oxidação dos materiais e cerca de 30% mais duro que o aço inoxidável) oferecem maior rendimento e tempo de vida aos equipamentos. A superfície interna do tubo é mais lisa, o que gera menos atrito e faz com o que ar flua melhor, gerando economia de energia e aumentando a vida útil da rede de ar, prevenindo corrosões e vazamentos. 

Estar preparado é a chave!

Quando o assunto é ar comprimido, o mais importante é estar preparado, para tudo o que citamos acima! Por isso, realizar o tratamento do seu sistema de ar comprimido é a melhor escolha. Para estar à frente dos seus concorrentes e do tempo, contrate a Enerservice!