Escolha uma Página

Muito se fala hoje em dia sobre fontes de energias renováveis, especialmente quando o assunto é energia sustentável. Juntamente com eficiência energética, com a qual estão essencialmente interligadas, as fontes de energia renováveis compõem os principais pilares de uma utilização de energia sustentável.

Esses tipos de energia possuem várias particularidades e benefícios em sua implementação. Principalmente quando comparadas com os combustíveis fósseis. Os combustíveis fósseis são a fonte de energia mais utilizadas nas indústrias atuais; eles incluem o petróleo, o carvão mineral, o xisto e o gás natural.

Apesar de fontes de energia efetivas, como seu nome indica esses combustíveis fósseis se originaram de matéria orgânica decomposta há milhões de anos e, sendo assim, suas reservas são limitadas.

Além disso, a queima desses combustíveis libera dióxido de carbono, um gás que se concentra na camada de ozônio e contribui fortemente para o aumento de temperatura na Terra.

Vantagens das Fontes de Energia Renováveis?

As fontes de energia renováveis são chamadas assim pois elas são provenientes de elementos encontrados na natureza e que podem ser reutilizados. Acrescido a esse atributo, também está o fato de essas fontes de energia serem muito mais limpas do que os combustíveis fósseis, tendo grande redução de emissão de gases nocivos em nossa atmosfera.

Existem muitas fontes alternativas de energia que se utilizam de fontes renováveis. As principais delas são:

Energia solar

A energia do sol é proveniente da captação de calor dos raios de luz solar. Isso é feito através da instalação de painéis solares. Os painéis são placas que absorvem os raios do sol e convertem seu calor em energia. É um tipo de energia renovável que recentemente vem ganhando grande popularidade em empresas.

Energia eólica

Esse é um tipo de energia mecânica, proveniente da força dos ventos. Grandes cata-ventos são instalados ao longo de uma faixa de terra. O giro desses cata-ventos é o que faz geradores de energia cumprirem sua função e gerarem eletricidade. Por requerer grande espaço e ser uma obra de construção complexa, essa fonte de energia alternativa não é tão comum quanto a solar, sendo utilizada em geral apenas por grandes indústrias.

Hidrelétrica

Assim como a eólica, essa forma de energia é gerada mecanicamente. Neste caso, barragens são construídas para canalizar a força de movimento de grandes corpos aquáticos em pontos concentrados de queda, amplificando consideravelmente essa força. A ação da força da água atravessa turbinas e é convertida em energia elétrica pelas usinas geradoras.

Biocombustíveis

A energia desta fonte é gerada da mesma forma que os combustíveis fósseis. Através da queima destes combustíveis. A diferença aqui é que são utilizados como combustíveis materiais orgânicos de origem não fóssil, como a biomassa, que é composta de diversos materiais, como madeira, óleos vegetais e esterco de gado. Além de os biocombustíveis serem muito menos nocivos ao meio ambiente quando comparados aos fósseis, eles não possuem uma reserva limitada.

Eu devo implementar um sistema de utilização de energias renováveis na minha empresa?

A resposta para essa pergunta pergunta pode ser um pouco complexa. Em um mundo ideal, todas as indústrias existentes utilizariam fontes de energia renováveis em suas operações. Porém existem muitas complexidades envolvidas nessa migração, o que faz sua viabilidade e eficiência depender de diversos fatores. Se você tem interesse em aderir a práticas mais sustentáveis, a Enerservice é especializada em eficiência energética e pode oferecer uma consultoria. Fale com a gente.