Adotar operações conscientes e alinhadas com os rumos que o mundo está tomando é uma questão em evidência. Tecnologias e estratégias que ajudam a reduzir custos e práticas nocivas ao meio ambiente podem transformar positivamente a rotina de trabalho e o impacto das empresas.
Tornar a companhia em ecologicamente correta carrega benefícios diretos, causando menos danos ao planeta e alavancando sua reputação, visto que mais de 50% das pessoas têm preferência por organizações que se preocupam com o meio ambiente.
Entrar nessa cultura sustentável significa suprir necessidades atuais com melhor aproveitamento dos recursos e deixar um rastro mais positivo para as próximas gerações. E a eficiência energética é um dos elementos com essa capacidade de transformação. Ela faz a empresa atingir os mesmos resultados – ou até superiores – com menos gastos e a beneficia como um todo.
A energia do sol
Uma das fontes de energia renovável – ou seja, que se reabastece naturalmente – é o sol, responsável por produzir cerca de 4 milhões de vezes a mais de energia do que consumimos em um ano. Sua luz e calor são captadas através de placas fotovoltaicas e transformadas em eletricidade, conduzindo operações simples e complexas do dia a dia de modo amigável com a Terra.
Aderir a energia solar costumava ser visto como um gasto elevado, mas cada vez mais é considerado um investimento. O resultado nas operações e impacto das empresas é imediato e o retorno financeiro chega em pouco tempo. O fato de diversos pontos de desperdício de energia serem cortados ou reduzidos a um nível baixo já faz a diferença para os balanços da companhia.
Essa opção fica ainda mais vantajosa em países tropicais como o Brasil, que tem uma alta incidência solar por sua proximidade com a Linha do Equador. O sistema fotovoltaico tem uma vida útil incomparável com os modos convencionais de produzir energia, considerando a infinidade da energia do Sol e a necessidade mínima de manutenção. Além de contribuir para a redução da poluição, gera praticidade em seus processo e cuidados.
Ressalta-se também que a adoção de práticas sustentáveis é capaz de reposicionar as empresas no mercado, as colocando em sintonia com o que há de mais moderno e eficiente em termos de gestão e cultura de trabalho. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) está ciente do crescimento exponencial da busca por eficiência energética e propôs a tributação da energia solar, por enquanto esbarrando no tom negativo do Ministério Público sobre a ideia. A população vai ser consultada e pode influenciar nessa decisão.
As vantagens econômicas e sociais da energia renovável estão cada vez mais claras e são diferenciais para as empresas em diversos aspectos. É importante que todas as pessoas envolvidas no fluxo de trabalho se conscientizem sobre o assunto e estejam abertas a ajustar atividades e costumes, contribuindo ativamente para a redução de gastos supérfluos.
Lembrando que a solar á apenas uma das formas de energia renovável. Encontre a que mais se encaixa em sua situação aqui.
Através de uma análise minuciosa de sua empresa, a Enerservice aponta os processos que podem passar pela implantação de medidas e oferece treinamento para os colaboradores, além de acompanhar os resultados e dar suporte constante. Pense no seu bolso, na eficiência da organização e no bem do meio ambiente. Entre em contato.